3 passos para a reeducação alimentar

3 passos para a reeducação alimentar
5 (100%) 2 votes

Com certeza a melhor forma de se emagrecer com saúde e de forma definitiva, sem efeito sanfona, ou manter o emagrecimento é através da reeducação alimentar.

A reeducação alimentar consiste em mudar hábitos alimentares e passar a comer alimentos mais saudáveis como frutas, verduras, legumes e carnes magras e abandonar alimentos industrializados e também bolos, biscoitos, refrigerantes e outras comidas que não trazem benefício algum a nossa saúde.

Com certeza a reeducação alimentar não é algo que acontece do dia para a noite, mas sim uma mudança que deve ser feita com calma e com mudanças de hábitos que devem ser feitas todos os dias até que se tornem parte da sua rotina e ao contrário dos maus hábitos anteriores você possa colocar no seu dia-a-dia hábitos saudáveis.

Resolvi separar então algumas dicas sobre como começar essa mudança tão importante, mas que ao mesmo tempo pode ser tão complicada para algumas pessoas. Essas dicas são para ajudar você que quer começar uma reeducação alimentar e levar todo esse processo de uma maneira mais fácil para você.

Então vamos às dicas…

Reeducação alimentar – primeiros passos

 Beba 2 litros de água por dia

É muito importante que a gente beba muita água. A hidratação do nosso corpo é muito importante, não só para um emagrecimento saudável como também para todas as funções do nosso corpo.

A água tem um papel muito importante, pois também ajuda a limpar as toxinas do nosso corpo, facilitando uma desintoxicação. O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água todos os dias.

Se você tem dificuldade se beber tanta água assim por dia você também pode optar por beber chás e sucos emagrecedores, ou até mesmo espremer um pouco de limão em sua garrafinha de água para dar um sabor.

O importante é manter uma boa hidratação durante o dia e tornar isso um hábito para você.

Alimente-se de 3 em 3 horas

Se alimentar de três em três horas é muito importante, fazendo isso o seu nível de glicose se mantém estável no sangue o que te faz sentir menos fome. Sem falar que comendo de três em três horas você ajuda a manter o seu metabolismo regulado.

O ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia). Coma porções pequenas e a cada três horas, pois assim dificilmente você sentirá fome. Nos lanches você pode comer uma fruta ou um iogurte, o importante é não ficar sem comer.

Você verá que à medida que você for fazendo esses ajustes no seu dia-a-dia ficará cada vez mais fácil e se tornará parte da rotina.

Veja também: De quantas calorias por dia preciso para perder peso?

Reeduque seu paladar e elimine aquilo que não presta

Eu sei o como é difícil se adaptar a uma alimentação diferente e principalmente a alimentos que você não esta acostumado a comer.

Se você não gosta ou não esta acostumado a certos tipos de alimentos, como legumes, por exemplo, experimente fazer receitas novas e usar um tempero diferente, como um dente de alho ou uma folinha de louro para dar um sabor a mais e cozinhar os legumes, assim pode se tornar mais fácil a adaptação.

Opte também sempre pelos alimentos em sua versão integral, pois eles vão ajudar a regular seu intestino.

Coma pelo menos duas frutas por dia, elas são ótimas sobremesas e podem ajudar muito durante o processo.

E por fim, abandone o hábito de comer fast food e comidas industrializadas.

Então…

Como eu falei no início deste post, se adaptar a uma nova alimentação e a um novo estilo de vida, pois é isso que a reeducação alimentar é: um estilo de vida, não é nada fácil.

O importante é que você esteja disposto a fazer mudanças, comece fazendo uma mudança por semana e chegará um momento que essa mudança se tornará um hábito e assim ficará tudo mais fácil.

Espero que tenha gostado das dicas e queria te pedir que deixasse um comentário falando o que você achou, se tem alguma dúvida ou sugestão.

 

Nathaly Faria

Olá  :D , meu nome é Nathaly Faria, sou estudante de nutrição e apaixonada pelo mundo fitness. Neste site meu objetivo é levar informação de qualidade para todas as pessoas que querem Emagrecer e Ser Fitness.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *